Aproximadamente 300 Escuteiros dos Agrupamentos de Braga participaram numa acção em Suporte Básico de Vida, promovida pelo Hospital de Braga. A iniciativa, desenvolvida por vários profissionais de saúde, decorreu na entrada principal do Hospital de Braga e teve como objectivo «dotar os participantes de técnicas e conhecimentos para actuar numa situação de emergência, onde a rapidez e clareza de actuação são fundamentais».
A actividade foi desenvolvida por médicos e enfermeiros do Hospital de Braga e consistiu no ensino de procedimentos e técnicas para prestar uma primeira ajuda a quem tenha sofrido um episódio de paragem cardiorrespiratória.
Em comunicado, o Enfermeiro do Serviço de Urgência e responsável pela formação na área da enfermagem do Hospital de Braga, António Costa, explicou que o propósito da iniciativa passou por «transmitir esse conhecimento para que os participantes sejam capazes de agir quando se depararem com uma situação destas. O que pretendemos é que as pessoas reconheçam a situação de emergência, façam o pedido de ajuda correctamente e ponham em prática alguns gestos fundamentais até a chegada da ajuda diferenciada».
Por seu lado, a chefe do Núcleo de Braga do Corpo Nacional de Escutas, Alexandra Gonçalves, realçou que estas actividades são «muito importantes», pois contribuem para um «melhor conhecimento da comunidade e das suas necessidades».