Portugal enviou esta quarta-feira, 14 de Junho, 140 operacionais rumo à região do Quebéc, no Canadá – ao abrigo do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia – com o propósito de ajudar no combate aos incêndios florestais que têm assolado aquela zona e os quais obrigaram já à retirada de milhares de pessoas. A missão será chefiada pelo 2.º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, o terrabourense Armando Silva.
Esta “Força Conjunta” integra elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS), da Guarda Nacional Republicana, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, de elementos dos Corpos de Bombeiros Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Os operacionais portugueses partiram do aeroporto de Lisboa na manhã desta quarta-feira, em conjunto com um contingente vindo de Espanha, composto por 97 operacionais.
ARMANDO NEVES DA SILVA
Armando Neves da Silva nasceu a 19 de Março de 1973 em Oakville, no Canadá, residindo actualmente em Terras de Bouro. É mestre em Protecção Civil, pós-graduado em Cartografia de Risco e Planeamento de Protecção Civil e possui também uma licenciatura em Engenharia Agrícola.
É bombeiro no Quadro de Reserva dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e de Junho de 2013 a Fevereiro de 2017 foi Comandante Operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo, após já ter sido segundo Comandante operacional Distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga.