Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
BRAGA

BRAGA -
UMinho recebe 30º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional

A Universidade do Minho organiza de 19 a 21 de Julho o 30º Congresso da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR), em Braga.

A sessão de abertura é esta quarta-feira, às 15h15, no Museu Nogueira da Silva, com o presidente do Instituto Nacional de Estatística, Francisco Lima, o presidente da APDR, João Leitão, o Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e a coordenadora do evento e presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UMinho, Paula Remoaldo.

Segue-se uma palestra do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência). Pedro Dominguinhos vai abordar os resultados do PRR e o seu impacto na coesão territorial e inovação empresarial.

Na quinta-feira destaca-se uma mesa redonda com o editor-chefe do “Journal Regional Science Policy and Practice”, do “The Annals of Regional Science” e da “Portuguese Review of Regional Science”, respectivamente, Tomaz Ponce Dentinho, Martin Andersson e José Cadima Ribeiro.

É às 11h00, no auditório do Instituto de Educação da UMinho. Às 19h00, no vizinho ICS, vai ser lançado o livro “Os territórios na era das redes: cultura digital, ação coletiva e bens comuns”, do professor António Covas.

A agenda de sexta-feira culmina com um conjunto intenso de sete sessões paralelas, que focam temas como economia circular, turismo sustentável, descentralização, migrações e territórios periféricos. Merece também ênfase a sessão plenária sobre crescimento inclusivo, pelo professor Martin Andersson, da Universidade de Lund, Suécia (às 11h30), e a apresentação do livro “Pensar a serra da Estrela”, do Jornal do Fundão (18h30).

O congresso tem o tema “Desafios do desenvolvimento sustentável dos territórios em contextos de incertezas devido a choques e riscos externos” e junta cerca de 170 cientistas regionais, economistas, sociólogos, geógrafos, urbanistas, investigadores e decisores políticos.

A iniciativa quer enfatizar as políticas públicas locais, regionais, nacionais e europeias na área, trazendo ideias, teorias e potenciais soluções para estrangulamentos territoriais, sociais e de desenvolvimento na Europa e no mundo. Os resumos científicos apresentados vão sair numa edição especial de três revistas e num livro.

O evento insere-se no programa do Cinquentenário da UMinho e inclui na organização o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), o ICS e a Escola de Economia e Gestão, entre outros. O site oficial é www.apdr.pt/congresso/2023.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS