Portugal está a passar ao lado da vaga de calor intenso que ‘varre’ a Europa. Aliás, as variações entre dias quentes, a chuva e as temperaturas quentes ou amenas tem sido o habitual nos últimos dias. Hoje o dia apresenta-se com nuvens e a chuva regressa amanhã ao Minho.
Em pleno mês de abril o País atingiu temperaturas típicas de um verão quente. E houve até três ondas de calor numa altura do ano em que, habitualmente, até chove.
O que aconteceu em abril repetiu-se em julho pelo sul da Europa. Já Portugal conseguiu escapar a uma nova onda de calor. Em Espanha, sobretudo no sul, houve termómetros a baterem os 44 graus e na Grécia as temperaturas a fechar a Acrópole. Itália, por seu turno, bateu recordes europeus ao chegar perto dos 48 graus.
Portugal passa ao lado, com valores dentro do esperado para esta época do ano e que assim devem continuar, pelo menos nos próximos 10 dias.
Nos próximos dias as previsões para o território português até apontam para uma descida, que deve ser invertida, mas pouco, na terça e quarta-feira.