Há seis distritos em aviso vermelho esta segunda-feira. Sãos os casos de Lisboa, Setúbal, Évora, Santarém, Castelo Branco e Portalegre, até às 21.00, devido ao tempo quente. É uma situação que motiva aviso laranja para os distritos de Braga e mais outros sete de Portugal continental, informa o IPMA.
Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Leiria, Beja, Coimbra e Braga estarão sob aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro), devido à «persistência de valores muito elevados da temperatura máxima». O alerta laranja deverá prolongar-se até às 18h00 de quarta-feira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Neste enquadramento, o Governo está a ponderar declarar situação de alerta devido ao elevado perigo de incêndios rurais.
De acordo com o instituto responsável pelo serviço meteorológico, desde sábado que se assiste a uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima, «salientando-se alguns locais das regiões centro e sul, com valores observados superiores a 40°C».