A Valoriza – Associação de Desenvolvimento Local promove, ao longo desta sexta-feira, no auditório Conde Ferreira, em Amares, um seminário que visa reflectir a deficiência, com a participação de várias personalidades que trabalham esta problemática.
A iniciativa, integrada no projecto “Passo a Passo”, pretende «esclarecer os técnicos, encarregados de educação, familiares e agentes locais sobre as várias medidas e alterações recentes ao nível da deficiência».
O presidente da Valoriza, Pedro Costa, explicou que «este seminário traz, acima de tudo, algumas informações úteis para a problemática em si, a partilha de algumas boas práticas entre instituições e alguma informação técnica ao nível dos direitos e oportunidades para pessoas portadoras de deficiência e as suas famílias».
O objectivo, acrescentou, «é que no final do dia os participantes possam sair com informação que lhes permita abrir novas portas para trabalhar esta área».
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara, Manuel Moreira, congratulou-se pela iniciativa, sublinhando a importância de discutir o tema da deficiência, «que durante muitos anos foi um tabu».
«Enquanto estiver à frente dos destinos da autarquia, é esta a franja da sociedade que mais vai merecer a minha atenção», apontou.
O encerramento da iniciativa está previsto para as 17h00.