O filme “Vilarinho das Furnas”, de António Campos, será apresentado às 20h30 do dia 16 de Setembro, em sessão gratuita e ao ar livre, no Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna, no Campo do Gerês, em Terras de Bouro.
Estreado em 1971, o filme de António Campos (1922-1999), que acompanha o processo de evacuação forçada da antiga aldeia comunitária de Vilarinho da Furna, foi digitalizado pela Cinemateca Portuguesa ao abrigo do projeto FILMar, com o apoio do Mecanismo Financeiro Europeu EEAGrants 2020-2024, através do qual a filmografia do realizador tem sido trabalhada no último ano e meio.
“Vilarinho das Furnas”, a primeira longa-metragem de Campos, é o encontro do realizador com a história da aldeia de Vilarinho da Furna, afundada em 1971, por ordens do regime ditatorial do Estado Novo, para construir uma nova barragem.
A aldeia caracterizava-se por uma organização social comunitária, de profunda cooperação entre vizinhos nas actividades agrícola e pastorícia, no planeamento comum do trabalho e na partilha de recursos naturais. Captando os últimos momentos de existência da aldeia, António Campos constrói com este filme um documento singular da luta de uma comunidade contra um Estado autoritário e a velocidade esmagadora da industrialização.
53 anos depois do abandono forçado da aldeia pelos seus habitantes, este é o local onde subsistem as memórias materiais de Vilarinho da Furna, como algumas casas, alfaias agrícolas, objetos pessoais e familiares, para além da memória visual e social de uma comunidade. A sessão será precedida à tarde por uma visita guiada ao museu e à barragem, organizada em colaboração com a AFURNA – Associação dos Antigos Habitantes de Vilarinho da Furna.