O novo ano escolar arranca a partir desta terça-feira. Até ao final da semana, as escolas começam a receber os alunos para o ano lectivo 2023-2024. Em Terras de Bouro, o número total de alunos ronda os 580, menos 20 do que há um ano, distribuídos por 35 turmas.
A recuperação do Ensino Profissional é uma das grandes novidades, com a abertura de uma turma do Curso Profissional de Técnico de Informática de Gestão, que terá 15 alunos e funcionará na escola-sede do Agrupamento, em Terras de Bouro.
A recepção aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo está marcada para esta quinta-feira, dia 14 de Setembro, ficando o acolhimento aos estudantes dos restantes ciclos de ensino para o dia seguinte.
As actividades lectivas começarão oficialmente na segunda-feira, 18 de Setembro.
PROBLEMAS NACIONAIS
A nível nacional, voltamos a encontrar nos recintos escolares os mesmo problemas do ano anterior: cerca de 80 mil alunos não vão ter professor a uma ou mais disciplinas, com um elevado número de docentes a aposentar-se e com greves já convocadas a partir de dia 18.
Este mês reformam-se 386 professores e, em Outubro, 340, num total de 726 nos dois primeiros meses do ano lectivo – que se juntam aos 2.207 aposentados entre Janeiro e Agosto –, o que levará a mais alguns milhares de alunos sem aulas.
Leia a projecção completa do novo ano lectivo 2023-2024 na edição impressa de Setembro do jornal ‘O Amarense’, já nas bancas.