«Na deslocação de e para a escola circula sempre que possível acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz». Este é um dos muitos conselhos que o programa ‘Escola Segura’, da GNR, vai dar nos próximos dias aos estudantes neste regresso às aulas.
Arrancou hoje esta campanha da Guarda Nacional Republicana, que enquadra um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos alunos, professores e encarregados de educação, em 5 mil estabelecimentos escolares da sua área de responsabilidade.
Tem como objetivo «sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção ao nível da segurança em geral, de comportamentos inclusivos no seio da comunidade e prevenindo comportamentos desviantes da ordenação social».
Neste período, a GNR divulgará o Programa Escola Segura, que celebra 31 anos de existência, e dará a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto destes.
Os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário irão promover em exclusividade ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda segurança rodoviária, uma vez que o fluxo de trânsito aumenta devido ao transporte dos alunos para a escola.
Alerta, por isso, os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças.
Aquela força militar partilha, assim, alguns conselhos de segurança:
Aos jovens estudantes:
- No deslocamento de e para a escola circula sempre que possível acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz;
- Nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro;
- Memoriza no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida;
- Espera pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola;
Na internet:
– Escolhe bem os conteúdos que publicas;
– Palavras-passe: não as deixes acessíveis, não as mostres a amigos, altera-as e usa diferentes para vários serviços;
– Se te sentires ameaçado na internet, denuncia;
– Qualquer pessoa pode estar online. Não acredites em tudo o que te dizem ou mostram;
– Não te isoles. Se te acontecer algo perturbador online, denuncia.
– Sempre que tiveres um problema, informa os teus pais ou encarregados de educação ou pede ajuda a um professor ou a um auxiliar da escola.
Aos pais:
Acompanhe o desenvolvimento escolar e as suas rotinas do seu filho;
– Ensine o seu filho a colocar o número do Posto da GNR local, num número de marcação rápida;
– Sempre que tiver conhecimento ou suspeita de que o seu filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informe de imediato a GNR. A nossa ajuda poderá ser decisiva!
– A segurança começa em casa