A Academia Sénior de Braga arrancou para mais um ano lectivo e agora com novas instalações. As aulas passam a ser ministradas no Mercado Municipal, para dar resposta ao aumento de alunos inscritos. No total, são 400 seniores que estão a adquirir novos conhecimentos em diversas áreas, num projecto socioeducativo, formativo, social e cultural.
O projecto, que privilegia a estimulação intelectual e física, destina-se a cidadãos com idade igual ou superior a 55 anos, que se encontrem na condição de reformados ou pré-reformados e que, de forma gratuita, têm a oportunidade de usufruir de uma resposta social e educativa de ocupação e enriquecimento dos seus tempos livres.
“Este projecto é um incentivo ao dinamismo e à actividade daqueles que estão numa fase da sua vida com mais tempo livre. É com grande satisfação que vemos este elevado número de inscritos, o que nos levou a ter de mudar de instalações para leccionar a componente teórica”, explicou Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, durante o início dos trabalhos.
A visita contou ainda com a presença da vereadora Olga Pereira, que destacou que este projecto pretende aumentar a qualidade de vida dos Bracarenses e combater o isolamento social. “Queremos propiciar um conjunto de actividades de diferente natureza, que sirvam como um factor de enriquecimento pessoal e cultural e que lhes permita dar um contributo à sociedade”, apontou.
Segundo a autarquia, a Academia Sénior decorre entre os meses de Setembro e Junho e “aposta no estímulo da formação permanente, no desenvolvimento da ocupação dos tempos livres, passando pelo crescimento do sentimento de utilidade, bem-estar e integração na comunidade, bem como no favorecimento das relações interpessoais e inter-geracionais”.
Nesta Academia são ministradas várias disciplinas como História e Cultura de Braga, teatro, inteligência emocional, informática, inglês, literatura, cidadania, dança, actividade física, viola braguesa ou artesanato, com a colaboração de um conjunto de parceiros e professores, formados nas várias áreas específicas.
A componente prática terá lugar na Quinta Pedagógica, no Leroy Merlin, na escola de música Sond’Art. Já a actividade física irá decorrer nos pólos do projecto BragActiva.