O “Vaivém Oceanário”, projecto de responsabilidade social do Oceanário de Lisboa, tem como porto de abrigo, até ao próximo sábado, o concelho de Amares.
O vaivém já se encontra estacionado na Praça do Comércio, em Ferreiros, com o intuito de promover o conhecimento dos oceanos e sensibilizar a comunidade para a conservação do património natural.
O projecto oferece um conjunto de acções lúdicas e pedagógicas de descoberta do mundo marinho.
As primeiras acções dedicadas às escolas arrancaram esta terça-feira de manhã e decorrem até ao próximo dia 16 de Novembro.
Pelo meio, vai ser realizado um “workshop” para professores e educadores e a terminar a estadia no concelho as portas vão estar abertas ao público em geral no sábado, dia 17 de Novembro.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias: sessão destinada a professores e educadores aqui e sessão para a população em geral aqui. Podem também ser formalizadas na Galeria de Artes e Ofícios.
«Embarque na descoberta do maior ecossistema do nosso planeta, residência de mais de 238 000 espécies marinhas e onde há muito por revelar e explorar. Apure os seus sentidos, parta numa viagem de ida e volta para todos os tamanhos e saiba como pode ajudar a combater uma das maiores ameaças que o oceano enfrenta: o plástico», é o desafio lançado aos visitantes.
Paralelamente, a Galeria de Artes o Ofícios tem patente uma mostra de fotografias alusivas à exposição interativa referente à Rede Natura 2000, que tem vindo a ser divulgada na Abadia, e que pode com recurso a novas tecnologias ser explorada pelos visitantes para que fiquem a conhecer um pouco mais sobre as espécies ali retratadas.