Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
‘Residências Gastronómicas’ terminaram com experiência gastronómica ao ar livre em Famalicão

O Mercado Municipal de Famalicão foi o local escolhido para o encerramento da iniciativa ‘Residências Gastronómicas’ da CIM do AVE, no âmbito do Consórcio Minho Inovação, em parceria com as CIM do Alto Minho, Cávado e Ave.


Os 10 alunos participantes de várias escolas de formação profissional do curso de Cozinha e Pastelaria aproveitaram o final da experiência para mostrarem tudo aquilo que aprenderam durante os seis dias em que percorrem o território do Minho com o objetivo de terem contacto direto com a terra, produtos endógenos, produtores, agricultores, investigadores e historiadores do sector gastronómico.

Juntamente com os três Chefs que os acompanharam neste desafio, designadamente, Liliana Duarte, Renato Cunha e Álvaro Dinis Mendes, os jovens apresentaram uma experiência gastronómica que contemplou uma sopa de peixe, feijoada de cogumelos, arroz de cabidela e leite creme.

Esta experiência interativa reuniu professores, familiares, entidades oficias e comunidade em geral que fizeram o gosto ao palato e provaram a refeição, à qual teceram rasgados elogios.

Os 10 alunos participantes tiveram a oportunidade de aprender com Chefs de reconhecido mérito gastronómico que durante seis dias viajaram com eles pelo território do Minho partilhando conhecimento sobre produtos endógenos, contacto com a terra e com a natureza, com o intuito de promover o Minho e os produtos minhotos.

Este evento intenta o envolvimento da comunidade e de parceiros na promoção da gastronomia do território, tendo como mote principal a criação de desafios, para os alunos de Gastronomia desta região, de forma a celebrar e valorizar as receitas e produtos endógenos e da tradição minhota.

Esta iniciativa foi dinamizada no âmbito PROVERE Minho Inovação, sob a égide da marca “Amar o Minho”, inserida no Projecto Âncora n: º 9 – Enogastronomia: Sabores, Ofertas e Conhecimento, cofinanciado pelo NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS