No dia 01 de Outubro celebra-se o Dia Mundial da Música, mas em Braga todo o mês é dedicado à música, com um conjunto de eventos e programas que vão encher o ambiente de sons e melodias.
Logo no primeiro dia do mês, no domingo, às 18h00, na Igreja Paroquial de Arentim, no âmbito do programa cultural Descentrar, a Orquestra Filarmónica de Braga dará o espectáculo “Uma viagem pela história”. Trata-se de um percurso pelas obras de Vivaldi, Bach e Mozart, entre outros.
Pelas 21h30, haverá um concerto comemorativo pela Orquestra de Câmara do Distrito de Braga. no Auditório do Espaço Vita. Com direcção musical do maestro José Eduardo Gomes, o concerto é de entrada gratuita, mediante levantamento de ingresso na bilheteira do Espaço Vita.
O Festival Música d’Ponte está de regresso nos dias 07 e 08 de Outubro, com uma terceira edição dedicada à sustentabilidade e à protecção do meio ambiente através das artes, da cultura e do património.
O evento, com direcção artística dos músicos Rui Gama e Dora Rodrigues, vai realizar-se no emblemático Mosteiro de Tibães, com 14 espectáculos de música, oficinas, conferência, ateliers e muito mais.
A segunda edição do Festival Arcada realiza-se entre 28 de Outubro e 12 de Novembro, com a direcção artística da Sinfonietta de Braga, celebrando a música e os instrumentos de corda em todas as suas formas e tradições.
“Este ano, o programa está ainda mais diversificado, oferecendo algo para todos, independentemente do seu nível de experiência. Masterclasses, workshops, exposição, encontros, mesa redonda, concertos e muito mais”, refere a autarquia.
Antes disso, a 20 de Outubro, pelas 21h30, irá decorrer o concerto de lançamento do CD da obra “Raízes Populares com Erudição”, na sala do Capítulo, no Mosteiro de Tibães, um projecto com direcção artística e coordenação de Litó Godinho.
No dia 21 de Outubro, na Basílica dos Congregados, pelas 19h00, decorre a III Temporada de Música de Câmara, com Maria Milstein, no violino, e Nathalia Milstein, no piano. A iniciativa tem como director artístico, Miguel Lessa Simões.
No âmbito do ATLAS – Programa de Mediação Cultural promovido pelo Município de Braga e alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030, irão decorrer este mês os concertos didácticos, destinados às escolas do concelho e protagonizados por professores e alunos de música. Esta iniciativa anual tem sido promovida com os dois conservatórios da cidade.
Destaque ainda para o Semibreve, o festival de música electrónica e arte digital que vai decorrer entre 26 e 29 de Outubro, no gnration e no Theatro Circo. “O evento tem vindo a afirmar-se como um evento incontornável no panorama da música electrónica exploratória nacional e internacional da última década”, refere a Câmara de Braga.