Os moradores da Rua Luís Soares Barbosa, em Braga, realizaram uma vigília como forma de protesto contra a construção de um complexo desportivo num espaço verde nas imediações daquele arruamento da freguesia de S. Victor.
Os moradores da rua, localizada nas imediações do centro comercial Braga Parque, estão também a promover um abaixo assinado contra o empreendimento, que já conta com mais de 1.100 signatários.
No local colocaram diversas tarjas de contestação à obra do grupo espanhol Supera.
Na reunião de Câmara desta quarta-feira, o vereador do PS Ricardo Sousa sugeriu a “relocalização” do ginásio, alertando que se poderão “perder vidas” com a poluição decorrente do empreendimento.
“São vidas que se podem perder no futuro com a poluição e nós não poderemos lavar as mãos, que o sangue será nosso”, referiu. Lembrou que o projecto tem sido contestado pelos moradores, que “estão a ser abalroados por uma decisão política”.
Na resposta, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, disse que a decisão está tomada e que o promotor avançará com a obra quando assim o entender. “A Câmara não se pode reger em função do nível da contestação”, referiu.
O autarca já lembrou que foi cumprida “toda a tramitação formal em vigor”, que as licenças estão emitidas e que o contrato está feito.