Cinco jovens da Escola Profissional Profitecla de Braga apresentam, no próximo dia 19, em Matosinhos, projectos no concurso nacional, promovido no âmbito da iniciativa ‘A Melhor PAP Nacional – Geração +’.
Tiago Miranda apresenta um projecto que visa promover o vegetarianismo e a sustentabilidade na cozinha portuguesa e André Coelho e Pedro Gonçalves levam um aparelho de ar condicionado portátil inovador
Ana Fernandes apresenta o evento ‘Encontros de Design’ e Rui Rodrigues, o projecto ‘Conversas por um Canudo’ que visa a reflexão sobre a cidade de Braga.
No âmbito da iniciativa ‘A Melhor PAP Nacional – Geração+’, 19 jovens finalistas de todas as escolas profissionais Rumos Education, (Escola Profissional de Tecnologia Digital, Escola Profissional Ruiz Costa (eRC), Escola Profissional de Braga (EPB) e Escola Profissional Profitecla), apresentam um total de 14 projectos inovadores nas suas áreas de estudos.
António Ruão, director-geral da Rumos Education, explica que “neste momento as Provas de Aptidão Profissional são mais do que provas elaboradas por alunos do Ensino Profissional, em fase final de formação, para completarem o curso profissional. Esta iniciativa é fundamental para os alunos, não apenas para demonstrarem os conhecimentos e competências que adquiriram ao longo do seu percurso formativo, mas são um incentivo ao empreendedorismo jovem, no sentido de, através dos seus projectos e ideias terem contacto com a realidade empresarial e criarem o seu negócio ou posto de trabalho”.
Os projectos são apresentados a um júri nacional que selecciona os cinco melhores do país. O vencedor é distinguido com um prémio de 1.000 euros.
A sessão de abertura desta 8.º edição do ‘Geração+’ conta com a presença de António Leite, secretário de Estado da Educação, João Gonçalves, director-geral da DGEstE, Francisca Simões, directora do Departamento de Qualificação de Jovens da ANQEP, Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos e do vereador António Correia Pinto.