O Hospital de Braga dinamiza, esta manhã, uma ação de sensibilização dos utentes para os riscos associados à Osteoporose, dotando-os de técnicas preventivas de quedas ou esforços.
Os utentes participantes poderão realizar uma avaliação, através do preenchimento do FRAX – Instrumento de Avaliação do Risco de Fratura, um score utilizado para determinar o risco de fratura do utente a 10 anos, e identificar os indivíduos com elevado risco de fratura.
Durante a manhã, decorrerá uma aula de ginástica, dinamizada pela BragActiva, o programa municipal de promoção de atividade física, pelas 11h00.
A iniciativa é dirigida a utentes com mais de 65 anos e conta com a presença de dois reumatologistas e uma enfermeira.
Na iniciativa, promovida para comemorar o Dia Mundial da Osteoporose, os participantes serão convidados a preencher um questionário para determinar o risco de fractura do utente a 10 anos e identificar aqueles que têm elevado risco de fractura.
O Serviço de Reumatologia do Hospital de Braga dispõe de uma consulta de Osteoporose, que permite a observação de doentes com osteoporose grave, ou de difícil tratamento, com o objectivo de uma intervenção precoce, para prevenir o risco de fractura.
O Dia Mundial da Osteoporose foi criado para sensibilizar a população para a importância do diagnóstico da doença, reforçando as causas, sintomas, factores de risco e métodos de diagnóstico desta doença metabólica.
A osteoporose é um problema de saúde pública, com uma prevalência crescente, atingindo cerca de 800 mil portugueses, sobretudo do sexo feminino, e sendo responsável por cerca de 40 mil fracturas ósseas e 1.500 mortes todos os anos.