Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO (Alto Minho)

REGIÃO (Alto Minho) -
Valença: ‘Feira dos Santos’ do Cerdal é tema da tertúlia “conversas na feira”

A poucos dias de acolher a sua centenária ‘Feira Anual’, a freguesia valenciana de Cerdal recebe a tertúlia “Conversas na Feira”, este sábado, 28 de outubro, às 21h00, na Capela de São Bento da Lagoa.

Esta tertúlia é aberta a todos os interessados que pretendam explorar as memórias associadas à Feira Anual dos Santos de Cerdal e à sua preservação e valorização.

De acordo com os organizadores, estas “Conversas da Feira” pretendem «estimular na comunidade o debate sobre a importância de preservarmos a tradição, os valores e a singularidade desta feira», em vias de classificação e inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A inscrição decorre no domínio das práticas sociais, rituais e eventos festivos, na categoria das festividades cíclicas.

A tertúlia contará com a presença do Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, do Presidente da Junta de Freguesia de Cerdal, Carlos Pereira, do Padre Gonçalo Pereira do Vale, da Paróquia de Cerdal, de Isilda Salvador, do Núcleo Museológico de Valença, de Manuel Pereira, da Paróquia de Cerdal e dos historiadores Narciso Serra e Rafael Bargiela.

FEIRA DOS SANTOS

A Feira dos Santos de Cerdal é um evento secular, com características únicas, na sua tipologia, em todo o Noroeste Peninsular.

Esta é uma feira/romaria outonal, documentada pelo menos desde 1758, desenvolvendo-se, desde então, no mesmo recinto envolvente à Capela de São Bento da Lagoa.

A feira secular, “a mãe de todas as feiras”, é um verdadeiro ex-libris e escaparate do Noroeste Peninsular, com mais de 400 tendas onde se vende de tudo.

Este é o principal evento de outono da Galiza-Norte de Portugal. Esta é uma feira que espelha séculos de história e tradição, congregando saberes, tradições e rituais que se mantêm bem vivos.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS