A Escola Secundária de Amares inaugurou, esta quinta-feira, uma exposição sobre o trabalho voluntário e missionário em Moçambique, destacando também o projecto “Missão Amar(es)”, que todos os anos tem estado presente na cidade de Chibuto.
A curadora da exposição itinerante “Salama! Salama!”, Sara Poças, explicou que o principal objectivo é dar a conhecer um pouco da alma e vivência da paróquia de Ocua, em Pemba, na província de Cabo Delgado, em Moçambique.
No caso da mostra patente na Escola Secundária de Amares, juntaram-se também registos obtidos na experiência voluntária que, desde 2016, já envolveu 27 alunos amarenses, através de um projecto coordenado pelo professor Bernardino Silva.
“Queremos mostrar a todos os alunos e a toda a comunidade – porque esta mostra é aberta à comunidade – aquela que é a realidade que encontrámos em Moçambique e alguns dos registos relativos a actividades realizadas lá”, sublinhou Bernardino Silva.
No momento da inauguração, a Directora do Agrupamento de Escolas mostrou-se sensibilizada para acolher a exposição em contexto escolar, que considerou “um convite para viajar para um sítio tão especial e com tantas realidades” como é Moçambique.
Flora Monteiro sublinhou que “a escola faz-se para lá da sala de aula”, considerando “fundamentais” as experiências de voluntariado dos alunos. “Esta é uma escola onde o voluntariado tem consistência a sério”, frisou.
A exposição estará patente no bloco 2 da Escola Secundária de Amares até final de Novembro.