A Câmara de Terras de Bouro instalou recentemente três mupis digitais interactivos, com wi-fi incorporado, na vila do Gerês (praceta Prof. Dr. Emídio José Ribeiro), na sede do concelho e na freguesia de Rio Caldo, junto ao Posto de Turismo.
Em comunicado, a autarquia explica que estes mupis «são directórios de informação turística acessível a todos, nos quais são apresentados e promovidos os pontos de interesse do concelho, o património material e imaterial».
Destaca-se o património natural, cultural e religioso, as infra-estruturas turísticas, tais como alojamentos e restauração, bem como eventos, indicações úteis e de emergências, sempre acompanhados de fotos ilustrativas dos diversos locais.
«Estes locais, com potencial e atractividade turística do concelho, foram assim as primeiras localidades a receber estes equipamentos, com um investimento total de cerca de 50.000 euros, financiados em 75%, através de uma candidatura aprovada à linha de apoio à disponibilização de redes wi-fi pelo programa “Valorizar” do Turismo de Portugal», acrescenta.
O projecto está inserido num plano de divulgação turística do Município, através de soluções de smart cities, com suporte a mupis digitais interactivos e internet gratuita, através da disponibilização de rede wi-fi para visitantes e moradores locais.
«Trata-se de uma solução integrada com capacidade de análise de dados relativos à mobilidade e à caracterização dos perfis dos visitantes do concelho de Terras de Bouro, que pretende melhorar a infra-estrutura urbana e tornar o espaço físico mais eficiente de forma a criar um ambiente inteligente e interativo», refere a Câmara terrabourense.
Por via de outros financiamentos e candidaturas, a autarquia prevê reforçar a disponibilização de rede wi-fi gratuita noutros locais de importância turística.