A obra “Língua Portuguesa global: Comunicar no panorama mediático luso-brasileiro”, publicada pela UMinho Editora, deu o mote para uma conversa entre o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e o autor brasileiro e Professor Auxiliar na Universidade do Minho, José Gabriel Andrade.
O trabalho publicado em 2021 assenta essencialmente na reflexão sobre os fenómenos da língua portuguesa no espaço luso-brasileiro, da globalização, das tecnologias de informação e comunicação, e da comunicação como fundadora, produtora e reprodutora da realidade.
Ricardo Rio abordou a questão dos fenómenos migratórios entre países que falam a língua portuguesa. «O português é a quinta língua mais falada no mundo. Mais de 260 milhões de pessoas em nove países falam o português que é um activo importante a nível cultural e económico», salientou.
«A língua é o passaporte que acelerou a chegada de brasileiros ao nosso país, nomeadamente à nossa cidade, trazendo um enriquecimento cultural e uma dinamização da economia», acrescentou.
O AUTOR
José Gabriel Andrade dirige, desde 2021, a Unidade Cultural Casa do Conhecimento, da Universidade do Minho.
Em 2015 obteve o título de “Doutor Europeu em Ciências da Comunicação” pela Universidade Católica Portuguesa (investigação apoiada pela FCT) defendendo uma tese sobre comunicação, organização e política nas relações luso-brasileiras.
Em 2009 recebeu o título de mestre em Ciências da Comunicação: Comunicação, Organização e Novas Tecnologias pela UCP com o apoio do Programa Alban da União Europeia.
O livro está disponível para download no site https://www.cecs.uminho.pt/.