Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Ex-aluna da UMinho premiada por promover o interior

Ana Fragoso, formada em Comunicação Social pela Universidade do Minho, criou os guiões de dois filmes promocionais premiados este ano no Festival Internacional de Cinema de Turismo – Art&Tur. Na edição anterior tinha sido guionista de outra película premiada, também sobre as mais-valias do interior de Portugal e o orgulho das suas gentes.

Em 2023, o vídeo “We are what we feel”, escrito e codirigido por Ana Fragoso e apresentado pela empresa turística PortugalNTN, obteve o primeiro lugar internacional na categoria de Turismo de Natureza do Art&Tur. O júri do prémio envolveu 42 elementos de 22 países. Esse filme vai ser agora exibido em pelo menos oito festivais da Europa, Ásia e América, pontuando para um ranking dos melhores do mundo na sua categoria.

Já o vídeo “O Destino do Amor”, que Ana Fragoso escreveu para o Parque Natural Regional do Vale do Tua, venceu a nível nacional a categoria de Cultura e Património. A ex-aluna da UMinho triunfou ainda com a PortugalNTN na categoria nacional de Melhor Empresa de Animação Turística, em 2022.

DISCURSO POSITIVO

“Estes reconhecimentos externos projetam em todo o mundo a imagem de Trás-os-Montes e a valorização do interior de Portugal, que é o nosso objetivo”, frisa Ana Fragoso. Para a autora, o discurso sobre o interior mudou. “Havia o estigma do pobrezinho, dos atrasados… De repente, passou a falar-se de autenticidade, de originalidade e as pessoas já não têm vergonha da sua cultura, mas orgulho, desde a língua mirandesa, os caretos, a gastronomia…”, afirma.

O amor à terra traduz-se na defesa e promoção da região: “Trás-os-Montes tem muitos produtos com certificação de denominação de origem, identificação geográfica protegida e processos de qualidade muito rigorosos; no vale do Tua até se certificou as estrelas, é um destino turístico Starlight (sem poluição luminosa, propício à observação do céu), o único no Norte de Portugal”.

Natural de Miranda do Douro, Ana Fragoso fez parte da primeira turma da licenciatura em Comunicação Social da UMinho, em 1991. Voltou depois às origens, sendo jornalista (Rádio Brigantina, Semanário Transmontano, Público) durante 12 anos. É assessora de comunicação desde 2009, tendo colaborado numa instituição de ensino superior, no Governo Civil de Bragança e criado a empresa Conteúdo Chave, que promove a região desde a produção de conteúdos a press trips para repórteres. “O interior não me tem limitado em nada, é um espaço de oportunidades”, realça.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS