«À procura de soluções inovadoras para os seus territórios», os Presidentes das Câmaras Municipais de Amares, Barcelos, Celorico de Basto, Esposende, Famalicão, Mondim de Basto, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde, bem como os secretários executivos das Comunidades Intermunicipais do Cávado e Ave, realizaram uma visita ao Parlamento Europeu e participaram em diversas reuniões de trabalho com representantes da Eurometrópole de Estrasburgo.
Uma visita que, de acordo com os promotores, permitiu a apresentação do projeto de mobilidade daquela Eurometropole, pela sua Presidente, Pia Imbs, na Conferência de Outono da METREX, realizada em Braga, nos dias 23 a 25 de outubro.
Deste modo, pretendeu -se obter a partilha de boas práticas da região francesa nesta matéria, nomeadamente a apresentação do serviço Flex’hop, um serviço de transporte a pedido, que é um elo complementar à rede regular de transportes públicos, que serve atualmente 25 das 33 comunas da Eurometropóle.
Segundo a Eurometrópole de Estrasburgo este serviço flexível e adaptável preenche as lacunas na prestação de serviços de transporte público, oferecendo uma solução conveniente para os territórios de baixa densidade.
Os promotores dão o exemplo das reservas que podem ser efetuadas online ou por chamada telefónica, até trinta minutos antes da partida, entre as 05h00 e as 24h00, são utilizadas minivans elétricas com 9 lugares, disponíveis em diversos pontos do território, quer em zonas industriais, quer em territórios de baixa densidade.
Neste encontro, que também contou com a presença do Eurodeputado José Manuel Fernandes, «foi possível uma troca de experiências e conhecimentos sobre esta temática no âmbito dos territórios rurbanos dos dois países, bem como sobre matérias essenciais para o crescimento das regiões como, economia, demografia e desenvolvimento sustentável».
Outro dos pontos importantes deste intercâmbio foi a execução dos Fundos Europeus, seja do Plano de Recuperação e Resiliência, seja no âmbito do Desenvolvimento Regional, e da importância do envolvimento dos autarcas no planeamento e gestão dos mesmos.