A Câmara Municipal de Barcelos inaugurou esta quarta-feira o sétimo painel de azulejos, intitulado ‘Olhares Sobre os Nossos Direitos’, onde os alunos do Centro Escolar da Várzea perpetuam os seus Direitos, num trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos.
Esta iniciativa tem como objectivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos.
A inauguração deste trabalho, o sétimo a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, contou com a presença da vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e da Cultura, Elisa Braga, que elogiaram o trabalho desenvolvido e referiram a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança.
“Hoje [quinta-feira] é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa escola, para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar se lembre que vocês são o futuro do nosso país e todos temos o dever de pugnar pelos vossos direitos e valores”.
A inauguração contou também com a presença da vice-directora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Marina Cruz, da representante da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Barcelos, Ana Sobreiro, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.
Os painéis, onde constam os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, têm vindo a ser colocados nas escolas concelhias e são compostos por 800 azulejos que resultam do trabalho conjunto efectuado pelos alunos ao longo do ano lectivo com maior incidência dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do Ensino Básico.