O Instituto Politécnico de Viana do Castelo promove o Hospital dos Brinquedos, «a possibilidade de tornar mais felizes os dias de crianças e jovens com carências económicas».
Foram reunidos brinquedos para reparação na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC. Foram reparados e serão agora doados a IPSS´s.
O projeto do IPVC foi bem acolhido pela comunidade e foi o vencedor do programa “Bairro Feliz”, do Pingo Doce.
Um lugar daquele espaço de ensino é dedicado a curar os “doentes” mais especiais da infância: os brinquedos que o tempo vai marcando pelo uso.
A equipa dedicada de “médicos” e “enfermeiros” – estudantes e docentes do Politécnico de Viana do Castelo – trabalha incansavelmente para devolver a “saúde” aos brinquedos que precisam de cuidados.
Trata-se de uma colaboração multidisciplinar que abrange áreas como eletrónica, mecatrónica, design, computação gráfica, multimédia ou informática.
Após passarem por um meticuloso processo de recuperação, os brinquedos, agora renovados e novamente a funcionar, são doados a IPSS locais, espaços que trabalham diariamente com crianças e jovens oriundos de agregados familiares com dificuldades económicas.
«O Hospital dos Brinquedos é mais do que um local de conserto. É um refúgio onde a magia da infância é preservada e fortalecida. O Hospital dos Brinquedos combina criatividade, tecnologia e responsabilidade social», refere a instituição.