Cerca de 190 centros de saúde do país estão a funcionar esta segunda-feira em horário complementar, para assegurar a resposta a situações não emergentes e diminuir a pressão nas urgências hospitalares.
Neste dia de Natal estão em funcionamento 187 centros de saúde, disponibilizando cuidados primários para «situações não emergentes», como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, informou o Ministério da Saúde.
A medida insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde — Inverno 2023-2024, com o objetivo de «diminuir a pressão nas urgências hospitalares».
O plano é operacionalizado pelos agrupamentos de centros de saúde e administrações regionais de saúde, em articulação com a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Este plano começou no sábado, com 234 centros de saúde abertos, prolongando-se no domingo, com 191 unidades em funcionamento, e até esta segunda-feira, feriado de Natal, com 187 espaços operacionais.
De acordo com o Ministério da Saúde, este plano pretende «contribuir para a informação da população sobre as alternativas aos serviços de urgência em caso de situação de doença aguda não emergente, com o objetivo de diminuir a pressão sobre estes serviços com atendimentos que podem ser prestados noutros pontos do SNS».
Neste âmbito, a população deve contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24) em situações não emergentes, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, antes de recorrer às urgências, para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima.
Em caso de emergência, os cidadãos devem contactar a linha 112.
Eis a lista de centros de saúde que vão estar abertos durante o dia de Natal:
- Dia 25 de dezembro (formato PDF)