O Agrupamento de Escolas de Amares apresentou, esta quinta-feira, o livro “Impressões”, uma coletânea de textos produzidos por alunos dos diferentes ciclos de ensino, ao longo do ano letivo anterior.
À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, o livro foi coordenado pelo professor bibliotecário, Jorge Brandão Carvalho, com o apoio de mais duas docentes, Ana Forte e Cristina Bastos.
A 23ª edição da obra, que resulta de uma iniciativa iniciada em 2000, reúne textos realizados em contexto de sala de aula, outros em resposta a desafios lançados em projetos, oficinas, concursos e outras iniciativas da biblioteca e de professores.
Neste número são também homenageados três poetas portugueses que assinalaram os seus centenários no ano passado: Natália Correia, Eugénio de Andrade e Mário Cesariny.
A apresentação do livro foi feita por Teresa Calçada, ex-comissária do Plano Nacional de Leitura e ex-coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, que destacou a importância de “iniciativas fora da sala de aula” para melhorar as aprendizagens dos alunos.
“A escrita dá-nos realmente essa possibilidade”, garantiu, sublinhando a importância das bibliotecas escolares, que disse serem “uma parte fundamental” das escolas.
EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES
A diretora do Agrupamento de Escolas de Amares mostrou-se “muito orgulhosa” por assistir ao lançamento de um novo livro, que disse ser “um exemplo” do trabalho que é feito pela comunidade escolar, que “merece muito mais” em termos de condições físicas.
“Merecíamos condições muito mais dignas, mais confortáveis e mais bonitas. Espero que seja em breve e que possamos realmente ter a escola dos nossos sonhos. A primeira impressão que temos é que esta é uma escola a cair, mas outra impressão mostra-nos uma escola de afetos, de trabalho e de empenho, que vale muito mais”, frisou Flora Monteiro.