Os Serviços Municipais de Proteção Civil de Amares anunciam ter destruído 350 ninhos de vespa asiática (velutina) durante todo o ano de 2023, «o maior registo até então alcançado neste tipo de ação».
«O Município de Amares tem vindo a tomar todas as diligências necessárias para controlar esta praga de ninhos pelo concelho», vinca a autarquia, em nota de redação.
Neste período do ano, considerando o ciclo de vida da vespa velutina, o Município de Amares não está a proceder à destruição de ninhos, mas informa que na Primavera vai recomeçar o combate a esta praga, com a colocação de cerca de 100 armadilhas destinadas à captura das primeiras vespas fecundadoras, que nesta época se encontram a hibernar.
Os serviços municipais assinalam mesmo que, com este procedimento, na primavera de 2023, foram capturadas cercas de 5000 vespas fecundadoras.
Cada uma destas vespas tem potencial para criar um novo ninho.
Para proceder à comunicação de ninhos de vespas velutinas, os munícipes devem aceder à plataforma eletrónica: https://stopvespa.icnf.pt/ ou contactar os Serviços Municipais de Proteção Civil.