Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
LEGISLATIVAS

LEGISLATIVAS -
Viana do Castelo com catorze candidaturas para escolher cinco deputados

Catorze forças políticas concorrem às legislativas de 10 de março pelo círculo de Viana do Castelo, com o ex-ministro Aguiar Branco a encabeçar a lista da AD e a atual governante Marina Gonçalves a do PS. A saída de Eduardo Teixeira do PSD para encabeçar, como independente, a lista do Chega é a principal novidade.

De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), os 233.527 eleitores que residem nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo vão eleger cinco representantes para a Assembleia da República, menos um do que em 2022.

A perda de cerca de 2.500 eleitores em Viana do Castelo ditou que agora o círculo eleitoral tenha menos um mandato, que foi perdido para o distrito de Setúbal.

A Aliança Democrática (AD), constituída pelo PPD/PSD/CDS-PP/PPM, apresenta José Pedro Aguiar Branco. A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, é a cabeça de lista do PS, a CDU (PCP-PEV) repete o nome do deputado municipal em Caminha Joaquim Celestino Ribeiro e o BE estreia Adriana Temporão.

De acordo com a ordem das candidaturas nos boletins de voto, consultada pela agência Lusa no sítio oficial da CNE na Internet, em primeiro lugar aparece o cabeça de lista do Alternativa 21, com a sigla MPT.A, Fernando da Silva, seguido do candidato do Volt Portugal (VP), Vladimiro Ribeiro Osório.

O Reagir Incluir Reciclar (R.I.R) é o terceiro no boletim de voto, sendo Luísa Aguiar a cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo. A Nova Direita (ND) ocupa o quarto lugar com a cabeça de lista Sónia Cardoso.

Na ordem das candidaturas nos boletins de voto, na sequência do sorteio efetuado pelo tribunal, a AD surge em quinto lugar, seguido do PS e do PAN Pessoas-Animais-Natureza, que concorre com Maria Dantas de Lima.

Pedro Pereira é o cabeça de lista do Livre, oitavo partido no boletim de voto, seguido da Alternativa Democrática Nacional (ADN), que candidata Renato da Silva. Em nono lugar está o candidato do Ergue-te, Diogo Casanova.

A CDU ocupa o 11º lugar no boletim de voto, seguindo o BE, a Iniciativa Liberal (IL) que concorre com Marta da Silva. O Chega é o último partido no boletim de voto.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS