Foi em ambiente de festa e com perspetiva de crescimento que a Associação Sociocultural e Desportiva de Valdosense (IPSS- Paradela), de Terras de Bouro, celebrou, esta tarde, o 42º aniversário. Em dia de festa, o presidente da câmara, Manuel Tibo, revelou aos presentes de que «estão aí a chegar grandes projetos para melhorar este local (salão) e a zona de lazer das piscinas».
Fundada em 1982, a ASCD de Valdosende adquiriu o estatuto de IPSS em 2009, «uma grande vantagem para a instituição», assinalou o presidente da autarquia, que se fez acompanhar da equipa de vereação municipal, do presidente da junta local (Manuel Rodrigues), do pároco e do pastor da igreja metodista.
«A IPSS não tem por missão criar um Lar, ou qualquer outra valência que já temos na freguesia, embora a nossa grande preocupação é mesmo apoiar e estar ao lado das pessoas, numa freguesia que conta com 180 idosos, cerca de um terço da população», referiu o presidente da instituição, José Maria Arantes Dias.
Lembrou, entretanto, o crescimento paulatino da associação, que conta com atividades lúdicas diversas, o karaté, a dança e a ginástica, além de gerir o parque de lazer local, onde se localizam as piscinas, com bar e complexo de areia para atividades desportivas.
Tendo como pano de fundo a inscrição ‘Há 42 anos por todos’, José Marantes Arantes Dias diz que a coletividade sempre foi «fator de união. Estamos cá para servir e unir. Agradecemos o apoio de todos».
CANCIONEIRO DO CÁVADO
Também presente, o presidente da ATAHCA, José Mota Alves, lembrou o parceiro na formação, que «ajuda a manter e fixar população».
Depois de ouvir alguns temas interpretados pelo grupo de música popular da instituição, Mota Alves deixou ainda o repto: «esta é uma coletividade com um envolvimento muito grande, pelo que seria interessante avançar com o levantamento do cancioneiro do Cávado, até à Foz. Sei que é rico, é parte da cultura portuguesa».
E fez questão de lembrar a missão: «envolver para crescer. E manter vivos os territórios rurais».
510 ANOS DO FORAL
Em nota de rodapé, refira-se que o município de Terras de Bouro vai celebrar este ano (a 20 de Outubro) os 510 anos da outorga do foral de D. Manuel I, concedido no ano de 1514.
«Vamos condecorar algumas personalidades e instituições do concelho e o José Maria Arantes Dias será um deles. Pois temos orgulho nos nossos».