Com o objetivo de promover o debate e a partilha de conhecimento no setor agroalimentar, a 56ª AGRO – Feira Internacional de Agricultura, que se realiza no Altice Forum Braga de 21 a 24 de março, apresenta um programa diversificado que aborda temas como a sustentabilidade e a inovação nesta área.
Desde a economia circular à gestão de recursos naturais, passando pela inovação na produção agrícola e alimentar, este evento destaca-se como um “ponto de encontro privilegiado para profissionais, especialistas e entusiastas do setor”.
“Com seminários, colóquios, exposições e atividades dinâmicas, a AGRO proporcionará uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos os participantes”, refere a InvestBraga, a empresa municipal responsável pela organização do certame.
No primeiro dia, a AENOR inaugura os seminários com uma palestra sobre economia circular e desperdício alimentar zero. No mesmo dia, a Campicarn, patrocinadora oficial da 56ª AGRO, reúne especialistas da área para uma reflexão sobre produção alimentar sustentável, enquanto no Pequeno Auditório a Associação Florestal de Portugal – Forestis protagonizará uma sessão sobre a gestão e competências de baldios.
Da parte da tarde, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo leva à feira uma discussão sobre a agricultura para territórios produtivos, justos e sãos, com referências e práticas para a inovação e sustentabilidade.
No segundo dia da AGRO, a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal (CONFAGRI) abordará inovação e tendências de consumo no setor agroalimentar.
Na sala de congressos, a Campicarn destaca a alimentação do futuro, enfatizando o papel da proteína animal. Também na sexta-feira, dia 22 de março, a SIPCAM Portugal e PM Seeds discutem sobre a proteção do milho contra infestantes e pragas. O dia está também reservado para a assembleia geral da APROLEP – Associação dos Produtores de Leite de Portugal.
A tarde inicia-se com a discussão da estratégia do prado ao prato, organizada pela Ordem dos Engenheiros – Delegação Distrital de Braga, seguida pela apresentação da FERA – Federação Nacional das Associações de Raças Autóctones sobre os secretários técnicos de bovinicultura.
A UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro reflete numa mesa-redonda o futuro na agricultura no norte do país. O último seminário do dia, organizado pela NANTA, apresenta através do projeto Nanta Dairy 360º a inovação na produção de leite.
O primeiro seminário de sábado arranca pelas 10h00 abordando a temática da inovação na agricultura, suscitando reflexões sobre a sua oportunidade ou necessidade. Este evento é organizado pela DEIFIL. O último colóquio do certame está marcado para a tarde, onde o Projeto Dispersos/Okatsune Ibérica apresenta, na Sala de Congressos, uma conversa sobre “Agricultura Sintrópica”, aprofundando um possível caminho para um futuro mais abundante.
O programa completo da 56ª edição da AGRO pode ser consultado AQUI.