Aí está mais uma edição do “Vira Fest” de Paredes de Coura, um iniciativa reúne escolas e projetos de educação musical de Portugal e Galiza. O festival decorre entre 23 e 24 março.
O evento conta “promover mais uma vez o intercâmbio entre alunos, professores, profissionais da música e comunidade em geral, reunindo escolas e projetos de educação musical de Portugal e Galiza num programa que inclui conversas, showcases e concertos”, explica a organização.
Promovido pela Associação Cultural Rock’n’Cave, com o Município de Paredes de Coura, o Vira Fest “procura ser um espaço de troca de experiências e boas práticas de educação musical, onde também se reflete sobre os diferentes percursos que a música tem para oferecer aos jovens e à comunidade”.
Tendo por referência a Escola de Rock, a edição deste ano conta com os contributos do Serviço Educativo da Casa da Música – programa pioneiro no que diz respeito à capacitação de artistas para trabalho em comunidades e criação coletiva -, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE-Politécnico do Porto), a SonDeSeu – Orquestra Folk de Galicia/ETRAD e a Academia de Artes de Chaves, com o projeto de cruzamento disciplinar Os Caminhos da Cultura.
Para além dos showcases, abordagens e percursos que a música oferece, há ensaios abertos com a Escola de Rock e a Academia de Música de Castelo de Paiva, Xapas Sessions, no espaço Xapas Lounge, com concertos de combos provenientes da RockSchool Porto e da Academia Valentim de Carvalho (Porto).
Ainda, concertos com a participação de grupos formados em escolas dedicadas a géneros musicais variados, como A Casa do Rock Santiago de Compostela, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e a Escola Estúdio de Pejão.
O Vira Fest encerra em formato big band com o concerto da Escola de Rock de Paredes de Coura com a Academia de Música de Castelo de Paiva.
A entrada em todas as atividades é gratuita, sujeita a lotação dos espaços. O programa pode ser consultado aqui: https://escoladorock.