A Câmara de Guimarães recebeu esta quinta-feira o certificado ‘Mission Label’, da Missão Cidades, nos European Research & Innovation Days, em Bruxelas, na Bélgica, uma iniciativa da Comissão Europeia.
O European Research & Innovation Days é o maior fórum europeu centrado no futuro da ciência e inovação, para a co-criação de soluções com cidadãos e parceiros.
“Para Guimarães, é um enorme orgulho receber esta distinção, que reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município, em colaboração com os cidadãos e as diversas entidades, na promoção de projectos, iniciativas e comportamentos sustentáveis que envolvam e sensibilizem toda a comunidade em prol da neutralidade climática, assim como a estratégia de Guimarães para atingir tão ambicioso desiderato”, afirmou a vereadora do Ambiente e Acção Climática.
Sofia Ferreira admite que, apesar do município estar “no bom caminho” ainda” há muito trabalho pela frente, pelo que continuaremos comprometidos com a aceleração da transição climática, incluindo o sector privado nesta ambição”.
O selo da Missão Cidades reconhece o compromisso de Guimarães para alcançar a neutralidade climática até 2030, inscrito no contrato climático submetido. Deste documento, são também parte integrante um plano de acção e um plano de investimentos que enumeram as acções a desenvolver para atingir o objectivo até 2030, muito antes da meta europeia, fixada para 2050.
Além de Guimarães, Lisboa foi outro município reconhecido. Entre os 12 países galardoados, a Finlândia está em destaque com cinco autarquias – Espoo, Lahti, Lappeenranta, Tampere e Turku.
Ioannina, Kalamata, Kozani, Thessaloniki (Grécia), Barcelona e Sevilha (Espanha), Florença e Parma (Itália), Marselha e Lyon (França), Heidelberg (Alemanha), Leuven (Bélgica), Pecs (Hungria), Malmö (Suécia), Limassol (Chipre) e Izmir (Turquia) são outras das cidades que conquistaram o selo.