A vila de Rossas foi o local escolhido pelo Município de Vieira do Minho para celebrar e assinalar março como o mês dedicado à Proteção Civil.
«As atividades realizadas, em colaboração com a Junta de Freguesia, tiveram como objetivo promover a cooperação entre os diferentes agentes de Proteção Civil, assim como fomentar a resiliência nas escolas do concelho mediante a realização de exercícios capazes de fornecer competências para a utilização de meios de autoproteção existentes nos estabelecimentos de ensino», avança a autarquia, em comunicado.
As atividades iniciaram-se com um simulacro na Escola Básica de Rossas, seguido de um exercício com meios de primeira intervenção de combate a incêndios.
Do programa constou ainda a realização, na Zona de Lazer da Lama, de uma ação de sensibilização para queimas e queimadas seguras, protagonizada pela GNR, à qual assistiu a população da freguesia e os alunos das Escolas Básicas de Rossas e Guilhofrei.
A iniciativa ‘Março – Mês da Proteção Civil’ é promovida anualmente pela Autarquia, envolve todos os agentes da Proteção Civil Municipal e tem como propósito principal sensibilizar e demonstrar a toda a população os serviços que este conjunto de agentes disponibilizam.