A Universidade do Minho lidera um projecto europeu para criar colecções personalizadas e espaços digitais de interacção entre os leitores, além de acções para os capacitar e investigações na área.
O projecto, denominado ‘Lirensemble’, junta 10 universidades e é co-financiado em 250 mil euros pelo programa Erasmus+ até 2026. Apresentação do projecto acontece esta quinta-feira, às o9h30, no auditório B2 do campus de Gualtar, em Braga. A sessão pode ser acompanhada online na plataforma Zoom, através do ID 91998693830.
“Ler é uma experiência activa da literatura: dar voz ao texto, abordar a obra e expressar gostos de leitura são formas de compartilhar a construção de nós e do mundo, os conhecimentos e habilidades sensíveis, os valores como respeito e liberdade”, diz a investigadora responsável, Maria Jesus Cabral.
“Neste projecto vamos impulsionar a diversidade, o multilinguismo, a transformação digital e a interacção cultural através da leitura, apoiando a aprendizagem não formal no espaço europeu”, realça a professora da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da UMinho.
‘Lirensemble – Reading Communities, Shaping Identities’ tem como objectivos a investigação, a formação avançada e o desenvolvimento de competências de leitura e interpretação, considerando fatores influenciadores nas experiências dos leitores.
Visa criar colecções personalizadas e espaços de interacção entre os leitores, como a plataforma digital Lirensemble.
O projecto está articulado com a rede interinstitucional LEA! Lire en Europe Aujourd’hui, sediada no Centro de Estudos Humanísticos da UMinho (CEHUM), que desde 2008 promove estudos, publicações, formações pós-graduadas/avançadas e actividades no âmbito da leitura literária.
O encontro desta quinta-feira conta com os representantes do consórcio, formado pelas universidades do Minho, Porto, Antuérpia (Bélgica), Cádis, Valência (ambas de Espanha), Masarykova (Chéquia), Pazmany Peter (Hungria), Paris-Nanterre, Paris 3 (França) e Roma Sapienza (Itália).