Com o intuito de criar um menu do peregrino de Santiago ajustado às exigências dos mesmos, Valença vai avançar com uma ação de formação de hotelaria, restauração e turismo. O projeto ‘Os Caminhos de Santiago à Mesa’ enquadra formação de hotelaria, restauração e turismo.
Esta iniciativa está a ser desenvolvida através de uma parceria entre o Município de Valença e o Turismo de Portugal, num programa intitulado por “Formação + próxima”.
Este programa visa a capacitação de todos os profissionais do setor de hotelaria, restauração e turismo, através de formações certificadas e gratuitas para todos os interessados, sejam proprietários sejam colaboradores.
Nesse sentido, apresentam agora uma formação denominada de “Os Caminhos de Santiago à mesa”.
Esta pretende a criação de um menu do peregrino ajustado às exigências dos mesmos, que envolve profissionais da área da nutrição e chefes de cozinha (contratados pela Escola de Hotelaria de Viana do Castelo). O fator preço não tem que ser baixo, mas antes ajustado ao menu em si.
A formação é grátis e certificada para proprietários e colaboradores, sendo dirigida a profissionais de hotelaria, restauração e turismo. Será compreendida em 4 módulos, resultando num total de 12h00. O Módulo 1, “O Caminho de Santiago: do Espiritual ao Produto Turístico” é ministrado on-line, a dia 15 de abril, entre as 15h30 e as 18h30.
O segundo, intitulado “Nutrição e Paisagens Alimentares nos Caminhos de Santiago” já se realiza de forma presencial, na Biblioteca Municipal de Valença, dia 10 de maio, entre as mesmas horas.
O terceiro módulo acontece no mesmo local e horário, mas no dia 15 de maio e tem o mote “Adaptação da Paisagem Alimentar às Novas Tendências na Restauração”.
O último, “Desenho de Menu”, é a fase final realizada numa cozinha ainda por definir.
A formação termina, assim, dia 20 de maio, no mesmo horário.
Para participar, de forma gratuita, basta fazer inscrição através do seguinte link: https://academiadigital.
O prazo de inscrição termina às 23h00 do dia 14 de abril.