Este sábado, pelas 21h30, o Cénico de Arentim recebe no auditório da junta de freguesia, no âmbito do EnconTAr, a peça “Pão Nosso” do Teatro de Balugas. A obra inspirada na aldeia de Balugães, no vale do rio Neiva, entre o Alto e o Baixo Minho, segue para as últimas apresentações, depois de ter recebido inúmeras distinções nacionais e internacionais em Portugal, Espanha, Itália e Mónaco.
O trabalho, com texto e encenação de Cândido Sobreiro, fala-nos da aldeia de Balugães, «terra onde já se amassou muito pão e onde se talharam muitas gamelas de pinho».
O pão era o sustento, as gamelas também. «Uma relação de pequenas histórias que contam mais do que o artefacto, o alimento, o labor. Uma recolha de memórias, ladainhas, cantigas e ofícios, recuperando utensílios e articulando artisticamente com a comunidade a criação do espetáculo», adianta a Companhia.
A partir daqui, o Teatro de Balugas aborda de uma forma teatral o ciclo do pão na aldeia, reconstruindo-o a partir de princípios diferentes não tradicionais.
[email protected]