Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Livre Braga repudia ataque ‘homofóbico e machista’ de grupo de extrema-direita em Cabeceiras

Ana Vale, a candidata de Braga na lista do Livre às próximas Eleições Europeias repudia o ataque “homofóbico e machista” ocorrido no Auditório da Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto.

“Com efeito, estes actos de violência perpetrados por uma organização de extrema direita contra uma acção de sensibilização sobre ‘diversidade, género e orientação sexual’, são um ataque contra os direitos fundamentais de todas as pessoas”, afirma a Ana Vale, em comunicado.

A candidata bracarense do Livre sublinha que “não podemos permitir que, em 2024, alguém veja a sua segurança ameaçada porque um qualquer extremista entende que o género de terceiras pessoas e a sua expressão ou orientação não está alinhada com a visão ultrapassada que defende”.

Assim, o Núcleo Territorial de Braga do Livre reafirma o seu “compromisso inabalável com a defesa intransigente dos direitos humanos e da plena igualdade entre todas as pessoas”.

“A discriminação, o ódio e a violência não têm lugar na nossa sociedade e tudo faremos para ajudar a garantir a segurança e o bem-estar de todas as pessoas”, refere o comunicado.

“Neste ano em que assinalamos 50 anos do 25 de Abril, está na hora de afirmar bem alto que o amor é quem mais ordena”, afirma Ana Vale.

Recorde-se que elementos do grupo extremista Habeas Corpus, presidido pelo ex-juiz negacionista Rui Fonseca e Castro, candidato às Eleições Europeias pelo Ergue-te (antigo PNR), interromperam, esta terça-feira, a sessão, com objectivo de expulsar as dezenas de pessoas que participavam no encontro. Tinham viajado de Lisboa para o fazer.

A situação gerou uma troca de insultos e de ameaças, mas não chegou a haver confrontos físicos.

A GNR foi chamada a intervir e acabou por retirar os invasores do auditório.

Fotos: Rádio Voz de Basto

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS