A Feira Franca de Amares já está de portas abertas, cumprindo a sua 75ª edição até ao próximo domingo, com epicentro no Largo D. Gualdim Pais, no centro da vila de Amares. A organização tem “expectativas altas”, mas espera que a meteorologia colabore.
“As expectativas são altas, o único problema que podemos ter é o estado do tempo, que não está a colaborar connosco. Temos esperança que vai melhorar, porque estão reunidos todos os ingredientes para termos uma grande Feira Franca”, disse o presidente da Junta de Amares e Figueiredo, Paulo Brito, na abertura do certame.
Em declarações ao jornal O Amarense, o autarca destacou o desfile histórico D. Gualdim Pais – marcado para a tarde deste sábado – e a corrida de cavalos a galope, e não de passo travado, como duas das principais novidades.
“O desfile conta com cerca de 110 figurantes, que estarão trajados como na época de D. Gualdim Pais, representando a realeza, a nobreza, o clero e o povo”, sublinhou Paulo Brito, realçando a “valorização dos produtos locais”, nomeadamente a laranja e o vinho, como principal objetivo do certame.
Na mesma linha, o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, destacou o “grande investimento” feito na organização de mais uma edição da Feira Franca, sublinhando igualmente a importância de não chover.
“Esperemos que São Pedro nos ajude, porque neste tipo de eventos o estado do tempo representa mais de metade do sucesso”, apontou o autarca. Manuel Moreira elogiou a “determinação” da Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo pelo “esforço tremendo” que tem feito para dinamizar a Feira Franca.
“A Câmara é um aliado, como não podia deixar de ser, mas há um papel fundamental feito pela Junta de Amares e Figueiredo, a quem deixo os parabéns pela forma como tem valorizado este evento, que tem crescido todos os anos”, elogiou.
O autarca destacou igualmente a importância de promover os produtos locais, “de excelente qualidade”, que são apresentados pelos produtores amarenses. “É esse o grande objetivo desta Feira Franca”, frisou Manuel Moreira.
A cerimónia de abertura contou com a atuação do grupo de bombos Ser Igual (Valoriza) e com as crianças do Centro Escolar D. Gualdim Pais.