A Proteção Civil de Braga garantiu, esta quarta-feira, que a cor escura que o rio Este apresentava ficou a dever-se a um movimento de lama, devido às obras que estão a ser feitas junto ao complexo desportivo da Rodovia, e não a uma eventual descarga ilegal.
“Ontem, cerca das 19h40, a Divisão Municipal de Proteção Civil recebeu uma denúncia de descarga no Rio Este, na zona de Ponte Pedrinha. Ativada a Equipa Operacional de Proteção Civil-Ambiente, à chegada ao local era visível a tonalidade castanha da água, iniciando de imediato os procedimentos habituais para verificar a origem da descarga”, refere.
Numa publicação nas redes sociais, a Proteção Civil de Braga acrescenta que, após algumas diligências, “foi possível aferir que não se tratava de uma descarga ilegal para o rio, mas sim, de um movimento de lama decorrente das obras de requalificação da lagoa do Rio Este, junto ao Parque Desportivo da Rodovia”.
“Com um prazo de obra previsto até agosto, é possível que voltem a ocorrer situações idênticas. O município de Braga tem adotado todas as medidas possíveis de modo a minimizar os impactos da obra na fauna e flora ripícolas”, conclui a publicação.