Algumas aldeias da Serra do Gerês – Xurês recebem, de 01 a 07 de Julho, o XII Festival Atlântica, o maior festival transfronteiriço de narração oral da Península Ibérica. Com organização da Associação Cultural Rural Vivo, vai decorrer em 25 concelhos de toda a Galiza e pela primeira vez este ano em Portugal, em 5 localidades.
Cumprindo um dos objetivos principais da Associação – a criação da Rede das Aldeias Criativas da Serra do Gerês – o festival será, assim, «(mais) um veículo para atingir públicos e espaços diversos dos territórios rurais com programação cultural e artística», sustenta a coletividade.
No geral, o Festival (que é o maior evento de Narração Oral da Península Ibérica) apresenta 90 atividades gratuitas de 45 propostas diferentes desenvolvidas por 50 artistas do Brasil, Japão, Portugal, Itália, Cuba e Espanha que actuam nas 30 sedes espalhadas pela Galiza e pela Serra do Gerês.
Campo do Gerês, em Terras de Bouro, Paradela do Rio, Fafião/Cabril e Pitões da Júnias, em Montalegre, são as aldeias da serra do Gerês por onde vai passar e interagir o evento.