Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
AMARES

AMARES -
Empresa desiste da projeto de reabilitação e concessão da exploração do Mosteiro de Rendufe

Aconteceu o que se temia. O operador privado que ganhou o concurso de concessão do Mosteiro de Rendufe não vai avançar com o projeto. A revelação foi feita, esta tarde, durante a reunião do executivo municipal. Resta agora abrir novo concurso internacional para reabilitar e explorar aquele espaço Revive.

Toda a equipa de vereação lamentou o facto e pede agora ao presidente da câmara eu agilize de forma a que o projeto de reabilitação e exploração turística seja uma realidade.

Recorde-se que o vereador independente Emanuel Magalhães já se havia mostrado particularmente preocupado com a cobertura do antigo refeitório dos monges, que «pode ruir a qualquer momento», reiterando que sejam feitas as necessárias «diligências» para salvaguardar o património.

Os vereadores pedem decisões rápidas, nomeadamente através da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte), para acautelar uma intervenção de salvaguarda.

Conforme “O Amarense” então noticiou, o contrato de concessão de exploração do Mosteiro de Rendufe, no âmbito do programa Revive, foi assinado em agosto de 2021. Válido por um período de 50 anos, o acordo foi celebrado entre a Direção-Geral do Tesouro e Finanças e a Direção Regional de Cultura do Norte, enquanto entidades concedentes, e a empresa Principal Segmento, vencedora do concurso.

Mais recentemente, em março, o assunto foi levado à reunião de executivo por Emanuel Magalhães, que aludiu a um “impasse” no processo tendo em conta um pedido de alteração ao projeto inicial por parte da empresa que ganhou a concessão.

VISITAS COM GUIA LOCAL

A notícia surge após o retomar das visitas guiadas ao Mosteiro de Santo André de Rendufe.

Desde o passado sábado, passa a abrir aos fins de semana.

A decisão vigora até ao final de setembro.

Ao sábado, será possível visitar o monumento entre as 10h00 e as 13h00 ou das 14h30 às 16h30.

Ao domingo, a abertura acontece às 10h30, encerrando para almoço às 13h00. O período da tarde decorre entre as 14h30 e as 18h30.

Neste sentido, a câmara municipal de Amares aprovou, esta tarde, a celebração de um protocolo de colaboração financeira com a Associação dos Amigos do Mosteiro de Rendufe para assegurar o pagamento dos serviços de um guia local, que fará as visitas guiadas neste período de Julho a Setembro.

Quanto à vigilância do espaço, será assegurada pela Direção Regional de Cultura do Norte.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS