Os utentes do Hospital de Braga continuam “muito satisfeitos” com os serviços prestados pela unidade hospitalar. Os resultados do Estudo da Avaliação da Qualidade Apercebida e Satisfação dos Utentes do Hospital de Braga, referente ao ano de 2018, revelam um índice médio da satisfação dos utentes de 82,9 pontos – numa escala de 0 a 100 – o que corresponde a uma classificação de “Muito bom”.
A unidade de saúde adiantou que o estudo, realizado pela consultora Qmetrics entre 18 de Junho e 5 de Julho de 2018, com entrevistas telefónicas a mais de 800 utentes, teve como público-alvo os doentes que recorreram ao Hospital de Braga, durante o mês de maio, e que recorreram a pelo menos uma das seguintes linhas de actividade: Cirurgia de Ambulatório, Hospital de Dia, Internamento, Consulta Externa ou Urgência.
Nesta avaliação, “os utentes do Hospital destacaram a competência, o profissionalismo e a disponibilidade das equipas clínicas – médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar – tendo a avaliação destes grupos ficado acima dos 90 pontos, o que corresponde a uma classificação de “Muito bom” em todas estas áreas”.
HOSPITAL DE DIA
Dos serviços avaliados, “destaca-se o Hospital de Dia com 88,8 pontos, com a valorização média mais elevada da Satisfação dos utentes e a Cirurgia de Ambulatório com 87,1 pontos”. Nas restantes linhas de actividade, os utentes continuam a classificar o seu nível de satisfação como “muito positivo”. A consolidar estes resultados, encontram-se as opiniões dos utentes que consideram a possibilidade de “recomendar e de voltar a escolher o Hospital de Braga”.
De uma forma geral, “as dimensões que maior impacto tiveram na satisfação dos utentes foram a opinião sobre a competência e profissionalismo dos profissionais do Hospital e o indicador de “lealdade” sentida para com a unidade hospitalar”.
De referir que o Hospital tem vindo a ser reconhecido por várias entidades ao longo dos últimos anos. No ano de 2018, reforçou a liderança da Excelência Clínica nacional, título conferido pelo Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), desenvolvido pela Entidade Reguladora da Saúde. Conseguiu, ainda, pelo quarto ano consecutivo, o primeiro lugar no grupo de melhores hospitais de média/grande dimensão do Serviço Nacional de Saúde nos prémios “TOP 5′ 18 – A Excelência dos Hospitais”, promovido pela IASIST – empresa multinacional de benchmarking hospitalar.