No âmbito das candidaturas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Câmara de Terras de Bouro participa, uma vez mais, no programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas. Estas ações são levadas a cabo por jovens de Terras de Bouro, no sentido de promover práticas no âmbito da proteção da natureza, florestas e respetivos ecossistemas.
Os principais objetivos deste programa visam promover práticas de voluntariado jovem no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; promover a aquisição de competências transversais no âmbito da participação e cidadania junto dos/as jovens; sensibilizar as populações em geral para as práticas que promovam a descarbonização da sociedade, tornem a economia circular e valorizem os territórios.
Sensibilizar a comunidade para a preservação da natureza e para o seu papel na qualidade de vida; prevenir os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental; mobilizar para a criação de valores e práticas ambientais, individuais e coletivas, sociais e institucionais e de sã relação com o território e promover uma cultura de corresponsabilidade em termos de sustentabilidade são outros objetivos.
O presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, acompanhado pelo vice-presidente, Adelino Cunha, e pela vereadora Ana Genoveva Araújo, deu as boas-vindas aos jovens que participam na edição deste ano e salientou a importância do trabalho desenvolvido para a consciencialização da defesa da floresta e do território.