A ‘Polícia Júnior’ convidou um grupo de crianças para, em conjunto com a Polícia Municipal de Braga, ‘fiscalizar’ e identificar, esta quarta-feira, comportamentos indevidos ao nível da utilização do espaço público.
As ‘multas’ colocadas procuram sensibilizar os condutores para o perigo que esses comportamentos representam, em particular para as crianças e para as pessoas com mobilidade reduzida.
Olga Pereira, vereadora do município, enfatiza “a importância da inclusão, para além da sensibilização para a necessidade da alteração de comportamentos, é essencial para consciencializar a comunidade para a partilha responsável do espaço público”.
“Temos desenvolvido, em conjunto com os mais jovens, diversas acções neste âmbito. As crianças divulgam informação pertinente sobre segurança rodoviária e pedonal, sobre os benefícios de andar a pé e ainda incentivam a população a reconsiderar as suas escolhas diárias”, diz.
Esta acção de sensibilização está integrada no ‘Pedibus Braga’, tendo o município adquirido um conjunto de uniformes para as crianças do 1.º ciclo idênticos aos usados pela Polícia Municipal.
A iniciativa complementa as diversas actividades de capacitação e campanhas de sensibilização orientadas para a promoção da importância dos modos alternativos e mais sustentáveis de deslocação.
O ‘PediBus Braga’, que contou com o financiamento do Fundo para o Serviço Público de Transportes, é um dos projectos que tem como objectivo a promoção da utilização de meios de transporte mais sustentáveis nas deslocações casa-escola, à semelhança do Schoolbus e do CicloExpresso.