Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
PREÇOS

PREÇOS -
Preço de venda do café ao público deverá subir

O preço do café vai subir impulsionado por colheitas mais baixas e por uma nova legislação europeia. Os preços desta bebida registaram um crescimento significativo em 2023 e continuam a subir em 2024.

São diversos os fatores que estão a contribuir para esta escalada de preços, sendo uma das principais as alterações climáticas, que com períodos prolongados de seca têm prejudicado as colheitas, elevando os custos de produção.

Dados do Eurostat mostram que, na União Europeia, o aumento dos preços do café foi menor em março deste ano (+1%) em comparação com mesmo período do ano anterior (+13,5%). Contudo, em 15 países da UE, incluindo Portugal, os preços continuaram a subir, com Portugal a registar um aumento de 3%.

Os produtores e distribuidores portugueses enfrentam dificuldades em não repassar esses aumentos aos consumidores.

A tendência de subida dos preços deverá em breve refletir-se nos preços de venda ao público, afetando todas as formas de café, desde a tradicional bica até ao café para consumo doméstico. A

s condições climáticas adversas no Brasil e no Vietname, dois dos maiores produtores mundiais de café, têm reduzido a oferta global, resultando em níveis de stocks historicamente baixos.

Adicionalmente, uma nova legislação europeia em vigor desde dezembro de 2023, que impede práticas anteriores de “recertificação” do café, tem impactado os stocks nos armazéns da Intercontinental Exchange (ICE).

Para além disso, as novas regras da União Europeia sobre desflorestação, que exigem o mapeamento digital dos terrenos de produção, podem dificultar ainda mais as exportações de café para o bloco, especialmente de países como o Brasil, Vietname, Indonésia e Colômbia, agravando a subida dos preços.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS