A Torre Medieval e o Posto de Turismo têm patente, até 22 de Setembro, uma mostra sobre as diferentes visões do tradicional Galo, denominada ‘O Galo de Barcelos, produto de tradição no caminho da inovação’. Mais uma boa razão para visitar a cidade e conhecer de perto o artesanato barcelense.
A figura maior do figurado de Barcelos – o Galo – transformou-se numa peça de autor e num produto cultural de excelência, sem prejuízo da sua dimensão identitária que está no imaginário turístico daqueles que nos procuram. O Galo aparece em novos estilos e formas e cada artesão tem uma visão e expressão própria para este ícone, seja produzido no usual barro, na madeira ou em metais e derivados.
O Galo recupera formas, reinventa colorações, mistura pinturas e reflecte outros símbolos da identidade nacional, como o fado, os lenços de namorados do Minho, entre outros. E também assume as cores, as tendências, os gostos da sociedade actual e transforma-se num símbolo que ultrapassa a sua própria origem identitária.