No âmbito das comemorações do seu 15º aniversário, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lança a ação “De Volta à Escola”, que abrangerá cerca de seis mil alunos da região.
“Esta ação inovadora consiste na oferta de um lápis infinito aos estudantes do 4.º, 6.º e 9.º anos dos agrupamentos de escolas do Alto Minho, promovendo práticas sustentáveis e uma maior consciência ambiental entre as crianças e jovens”, refere o organismo em comunicado.
Citado no texto, o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Baptista, refere que “esta ação terá um impacto direto em milhares de jovens, educando e sensibilizando para práticas mais sustentáveis desde cedo”.
“A CIM Alto Minho acredita que, ao incutir estes valores nas novas gerações, está a contribuir para um futuro mais consciente e responsável”, realça.
Em comunicado, o organismo refere que “o lápis infinito, símbolo desta campanha, é uma ferramenta que representa um compromisso ecológico, permitindo escrever por um longo período sem necessidade de substituição frequente, alinhando-se assim com a filosofia de redução de desperdício e de preservação do meio ambiente”.
Serão ainda oferecidos livros às bibliotecas escolares, nomeadamente “Biofilia”, “Energia por miúdos para graúdos”, “Flora e as Alterações Climáticas”, “Flora a carta mais importante do mundo”, “Paisagens, Espécies, Histórias – Caderno Professores” e “INFORISK”.
A CIM Alto Minho foi constituída a 15 de outubro de 2008, englobando os municípios que correspondem à Unidade Territorial Estatística de Nível III (NUT III) do Alto Minho: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte do Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.