A cidade de Braga está entre as três finalistas da 10.ª edição dos Prémios Capital Europeia da Inovação (iCapital), anunciou esta sexta-feira a organização, a cargo da Comissão Europeia. A cidade minhota disputa o galardão com Linz (Áustria) e Oulu (Finlândia).
Braga foi nomeada na categoria “Cidade Inovadora em Ascensão na Europa” (European Rising Innovative City), iniciativa apoiada pelo Conselho Europeu de Inovação para distinguir o trabalho realizado nesta temática por municípios entre 50 mil e 250 mil habitantes.
Em causa estão os European Capital of Innovation Awards (iCapital), iniciativa promovida pela Comissão Europeia que permitirá atribuir o galardão de Capital Europeia da Inovação a uma de três cidades: Espoo (Finlândia), Turim (Itália) ou West Midlands (Reino Unido).
Braga é apresentada como uma cidade que desenvolveu uma “gama de soluções inovadoras”, desde clusters baseados em tecnologia até indústrias culturais e criativas, o que ajudou a estabelecer um “forte ecossistema de inovação com foco na colaboração e na inclusão”.
A organização destaca o papel da empresa municipal InvestBraga e da Startup Braga, o “crescimento de startups e novos negócios” e uma estratégia criada com o “objetivo de posicionar a cidade como líder em inovação e empreendedorismo, ao mesmo tempo que se envolve profundamente com a comunidade local”.
A decisão final do júri será conhecida a 13 de novembro, em Lisboa, durante o Web Summit. A cidade vencedora da categoria “European Rising Innovative City” será premiada com 500 mil euros, enquanto as duas cidades finalistas receberão 50 mil euros cada.