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REGIÃO (Alto Minho)

REGIÃO (Alto Minho) -
‘MathGurl’ troca ‘Matemática por Miúdos’ na Casa do Conhecimento de Ponte da Barca

A Youtuber Inês Guimarães, mais conhecida no mundo digital como ‘MathGurl’, foi a convidada do projecto ‘Tempo Contado’ que animou a Casa do Conhecimento de Ponte da Barca.

A conversa, também transmitida simultaneamente online, proporcionou ao público uma abordagem dinâmica e criativa da matemática, desmistificando a ideia de que esta ciência é apenas para mentes brilhantes.

Inês Guimarães, mestre em Matemática e criadora do canal de YouTube ‘MathGurl’, partilhou a sua trajectória desde os 17 anos, quando começou a divulgar conteúdos matemáticos na plataforma digital, que conta com mais de 100 mil subscritores e mais de cinco milhões de visualizações.

Durante a sessão, Inês revelou que o seu interesse pela matemática teve a influência de um professor exigente que, ao desafiar as suas capacidades, a motivou e despertou o seu desejo de superar os desafios e mergulhar mais profundamente no estudo desta disciplina.

MATEMÁTICA E O PENSAMENTO

O tema da sessão, ‘A Matemática como uma Ferramenta de Pensamento’, serviu de ponto de partida para Inês discutir as múltiplas facetas da matemática. Para ela, mais do que uma ciência de fórmulas e equações, a matemática é um instrumento poderoso para desenvolver o pensamento lógico e estruturado.

Segundo Inês, “não se trata apenas de resolver equações; é sobre aprender a pensar de forma estruturada e lógica, o que pode ser aplicado a qualquer área da vida e noutras áreas do saber”, destacando a importância e presença da matemática nas ciências sociais, na arte, entre outras.

A youtuber também abordou questões mais amplas sobre o ensino da matemática em Portugal, elogiando os progressos que têm sido feitos, como o uso de novos recursos e dinâmicas.

No entanto, defendeu que o sistema de ensino ainda tem espaço para evoluir. “Os programas são extensos, seria mais eficaz ensinar menos, mas de forma mais aprofundada e significativa”, sugeriu, mencionando que as aulas deveriam começar sempre com uma pergunta em vez de uma afirmação, para instigar a curiosidade dos alunos.

Outro ponto relevante abordado foi o papel crucial dos pais na forma como as crianças percebem a matemática.

“Muitas vezes os pais, sem querer, perpetuam a ideia de que a matemática é difícil, o que faz com que as crianças cresçam com uma visão negativa da disciplina”, afirmou. Para ela, o apoio e a motivação dos pais são essenciais para que os jovens desenvolvam uma relação mais saudável e positiva com a matemática.

No final da sessão, Inês foi desafiada a reflectir sobre o futuro da profissão de professor num mundo cada vez mais digital. Apesar do avanço da tecnologia, ela acredita que o papel do professor nunca será substituído. “Por mais que se use a tecnologia, o factor humano continua a ser insubstituível. O sucesso escolar depende muito da forma como o professor consegue cativar o aluno, algo que nenhuma máquina pode replicar”, concluiu.

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