A Câmara de Braga apresentou esta segunda-feira a nova edição do Prémio Municipal de Reabilitação Urbana – ‘Reabilita Braga’, agora com novas categorias, visa distinguir obras de reabilitação e regeneração urbana e, ainda, premiar o trabalho de quem contribui para a reabilitação da cidade.
Referindo a importância que a autarquia tem dado à reabilitação urbana, desde logo com o alargamento das Áreas de Reabilitação urbana e com a reorganização orgânica dos serviços municipais, João Rodrigues, vereador com a tutela da Regeneração Urbana explicou que o município de Braga se reorganizou e, no âmbito desse processo, dotou os serviços de mais meios humanos e técnicos.
“Os resultados estão à vista, nomeadamente ao nível do crescimento do número de residentes no centro da cidade”, afirmou João Rodrigues na apresentação do prémio, realizada no Palácio do Raio.
Nos últimos 11 anos, adiantou o vereador, o centro da cidade de Braga viu a sua população aumentar em 25%.
“Este número está directamente relacionado com as políticas de reabilitação urbana que foram implementadas no concelho”, frisou.
O prémio ‘Reabilita Braga”’ destina-se a entidades públicas e privadas, estando dividido em duas categorias: ‘Obra de Restauro e de Reabilitação’, para intervenções em espaço público e/ou em edifícios, localizada no território municipal, que respeite as características arquitectónicas e patrimoniais da estrutura pré-existente e que valorizam a sua história e identidade; e ‘Nova Edificação em ARU’, para novas construções em tecido urbano consolidado e circunscrito às Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) de Braga.
A obra vencedora na categoria ‘Obra de Restauro e Reabilitação’ arrecada um prémio em valor pecuniário de 10.000 euros; e a obra vencedora na categoria ‘Nova Edificação em ARU um prémio em valor pecuniário de 5.000 euros.
Em ambos os casos, o prémio é atribuído em percentagens iguais entre o proprietário do imóvel e a equipa projectista, representada pelo autor do projecto de arquitcetura.
São elegíveis obras concluídas, em Braga, entre Janeiro de 2020 e Dezembro de 2023. As candidaturas devem ser formalizadas através do Portal Reabilita Braga e submetidas pelo proprietário do imóvel, com autorização dos autores do projecto, admitindo-se igualmente que a candidatura seja apresentada pela equipa projectista, desde que com autorização do proprietário do imóvel.
O regulamento, o formulário das candidaturas, que decorrem até 11 de Novembro, assim como a composição do júri podem ser consultados no portal Reabilita Braga.
As ARU podem ser consultadas AQUI.